Eucaristia de Ação de Graças

Diocese do Funchal

05 de setembro de 2020

Obrigado Senhor!

            Senhor, hoje, estamos aqui em festa, para te agradecer a alegria do Dom do Sacerdócio. Neste momento de Ação de Graças, a Comunidade Paroquial da Sé e em particular os grupos corais que colaboraram nos atos litúrgicos, endereçam uma saudação cordial e amiga ao Pároco: Reverendo Cónego Vitor dos Reis Franco Gomes e ao Vigário Paroquial e Mestre de Capela, Reverendo Pe. Ignácio Victor Figueira Rodrigues, pela presença e doação incondicional que tão afincadamente dedicaram esta vossa missão sacerdotal na Catedral do Funchal, sempre ancorados na intimidade com Cristo, proclamando a beleza e a grandeza de Deus, pelo espírito de serviço com toda a comunidade nas diversas iniciativas que ocorreram, testemunhando de forma louvável uma reciprocidade mútua e de complementaridade no trabalho pastoral, realizado sempre com competência e extraordinária exigência pastoral, empenho, esforço e sacrifício, em tempo, bens e benefícios que nos proporcionaram.

         Na vida existem momentos e datas marcantes que não esquecemos e, no que diz respeito à vocação, reveste-se de maior importância pelo dom recebido, que guardamos na memória do coração. Comemorar o Aniversário Sacerdotal é celebrar a vida! Hoje, damos graças, ao Sr. Cónego Vítor Gomes, por celebrar

28 anos de Sacerdócio. Muitos Parabéns!

         Felicitamos também o Sr. Pe. Ignácio Rodrigues, que assinalou aos 30 dias do mês de julho, 15 anos de Ordenação Presbiteral. Agradecemos o vosso Sim ao Senhor, disponibilidade, dedicação e missão ministerial, ao serviço que a Igreja vos confiou.

         O Sr. Cónego Vitor Gomes, como Pároco, sempre se empenhou para que a Comunidade que aqui se reúne e todos os que, ocasionalmente, visitam esta Catedral, encontrassem um ambiente propício à oração ao encontro com o Senhor.

         Sempre procurou que as suas homilias fossem fruto da vivência da Palavra de Deus. Com muita sabedoria, mas, também, com muita humildade, conseguia ser simples e acessível, numa linguagem evangélica, compreensível a toda a gente.

         Tudo fez para que as celebrações fossem festivas e os tempos litúrgicos fossem devidamente vividos.

        Sempre apoiou e incentivou os diversos Movimentos, a Confraria, a Catequese e as Comunidades Religiosas desta Paróquia. Tudo fez para ajudar aqueles que o procuravam nas suas dificuldades.

         Sempre zelou e se empenhou pela recuperação do valioso património desta Catedral. Deixa muito trabalho feito, muita coisa recuperada e outra em vias disso - Um belo legado! Foi um lutador incansável.

         Sempre se revelou um servo humilde, obediente e fiel do Prelado desta Diocese.

      Agradecemos ao Senhor estes dons que lhe deu, e que ele soube tão bem colocar ao serviço desta nossa Paróquia.

    Manifestamos também, o nosso profundo agradecimento e amizade ao Professor Pe. Ignácio Rodrigues, Mestre de Capela da Catedral do Funchal, pela sua grandiosa missão enquanto Padre Músico, por compor numerosos e sublimes cânticos de Música Sacra Litúrgica. Agradecemos de coração sincero! Atendendo que, o coração é o primeiro órgão a se formar no Ser humano, por eleição, é considerado o centro vital do amor, o lugar privilegiado para o encontro com Deus pela oração.

         A oração é necessidade da alma, do coração e do espírito. É necessidade para a vida!

         Como aludiu o Papa Francisco “a Palavra do Senhor entra pelos ouvidos, chega ao coração e vai até as mãos, às boas obras”.

        Visto que, a oração conduz à plenitude do espírito, esta pode ser manifestada em silêncio, pela escuta da palavra e pela música. Tornar a música em oração é dar vida à relação, ao diálogo, executando uma melodia ascendente e colocando harmonia no encontro entre o Homem e o Belo.

         Como referiu o Papa Emérito Bento XVI: “A música é expressão do espírito, de um lugar interior da pessoa, criado para tudo aquilo que é verdadeiro, bom e belo. Ela faz ecoar os nossos sentidos e o nosso espírito quando, na oração, encontramos Deus.”; “conduz-nos à oração e convida-nos a elevar a mente a Deus para encontrar nele as razões da nossa esperança e a assistência nas dificuldades da vida. Esta é a atitude do crente que se entrega totalmente nas mãos de Deus, e a isto chamamos: fé.”

         No dia 24 de julho de 2020, o Reverendo Pe. Ignácio Rodrigues, lançou um novo site onde reúne as suas composições, sendo possível aceder às partituras, ouvir os cânticos e músicas que tocam o profundo das nossas almas. Constitui uma respeitável e meritória arte, onde revela o esplendor da divindade, proporcionando uma intensa vivência espiritual, de louvar e entoação de tão nobres cânticos ao som de instrumentos musicais, especialmente o Órgão, cujo som permite elevar o espírito para as realidades celestiais.

         Relembremos aquando das solenes Comemorações Jubilares dos 500 anos da Dedicação da Sé do Funchal, o mesmo teve início com a inauguração do novo Órgão que fora idealizado para o serviço litúrgico e por ser um instrumento sublime e de caráter solístico, isto é, de carácter concertístico, apresentando sonoridades singulares, dedicado à Santíssima Trindade.

         No dia 18 de outubro do ano de 2017, a Sé do Funchal recebeu a estreia da obra absoluta da Missa para dois órgãos da autoria do Reverendo Padre Ignácio Rodrigues.

         Uma Obra que honra os céus, que faz vibrar o coração, elevar o espírito e nos traz felicidade cá na Terra!

         Não podemos deixar de referir uma das célebres frases de Bento XVI, onde o Papa agradece de coração “àqueles que unem a música e a oração no louvor harmonioso de Deus e das suas obras: eles ajudam-nos a glorificar o Criador e Redentor do mundo, que é a obra maravilhosa das suas mãos.”

         Para finalizar, manifestamos um sentimento de gratidão a Deus, por estar sempre à frente do nosso caminhar, de ensinar com paciência, benevolência e sabedoria os cânticos litúrgicos para as Eucaristias dominicais e outros eventos que preparou, ensaiou e dirigiu para as várias Solenidades da Diocese.

Gratidão a Deus, por nos proporcionar momentos maravilhosos de crescimento pessoal, musical, de partilha e de fraternidade. Em todos estes acontecimentos, quanta generosidade, empenho e espírito de serviço!

 

“O que a memória ama, fica eterno” (Adélia Prado).

        

   Ao Reverendo Cónego Vitor Gomes e ao Reverendo Pe. Ignácio Rodrigues, queremos prestar um afetuoso agradecimento por termos tido o privilégio de ter usufruído da vossa entrega e do vosso trabalho a Deus e a esta comunidade.

         Pedimos ao Senhor a Sua Bênção, para que possam continuar a servi-Lo nesta nossa Igreja Diocesana, agora, noutras Paróquias, para onde são enviados, sendo Pastores segundo o Coração de Jesus.

Como sinal de apreço e reconhecimento desta Paróquia, damos a cada um, uma pequenina lembrança.

                                                                      

Coro Diocesano do Funchal                                       

Funchal, 05 de setembro de 2020

     

Música para a Liturgia

Pe. Ignácio F. Rodrigues 

Diocese do Funchal 

Rua do Aljube , Funchal Portugal 9000-067

© Pe. Ignácio F. Rodrigues

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now